O tráfego orgânico, o vindo de pesquisas, é o que mais converte só que o desafio é grande quando se trata de rankear bem no Google.
Quem trabalha com produção de artigos como nós sempre tem a cruel duvida se eles irão trazer visitantes das pesquisas nos buscadores com as palavras-chave que trabalhamos no texto.
Realmente, logo após a publicação fica complicado saber se ele alcançará uma boa posição mas é possível a fazer um acompanhamento e verificar se mudanças são necessárias.
O Google disponibiliza uma excelente opção para fazer essa análise chamada Search Console ou Ferramenta para webmasters. A função dela que nos interessa neste momento é a de fornecer estatísticas do nosso blog com relação a palavras e termos buscados no Google.
Quais as vantagens de acompanhar de perto as palavras-chave
Você estando aqui mostra sua preocupação em relação a ranqueamento no Google e o que precisa ficar claro primeiramente é que entender de SEO é obrigação de quem quer melhores posições nas pesquisas.
Não é uma ciência complicada, apenas exige atenção a alguns fatores importantes. Já que você quer otimizar os artigos do seu blog, um dos primeiros passos é identificar:
- As palavras-chaves que mais estão sendo buscadas
- Quais são as que estão trazendo mais visitantes
- Quais são suas páginas que estão vinculadas a elas
- Qual sua posição média para esses termos
- Ganhos ou perdas de posições para o termo com o passar do tempo
A partir destes dados é possível iniciar um trabalho de otimização dos artigos quanto as suas palavras chaves.
Vídeo analisando os termos do blog com o Webmaster tools
No vídeo analisei as palavras do blog Trabalhador Digital, confira:
Produzir e publicar o artigo não é suficiente. Como falado no vídeo, acompanhe-o sistematicamente para saber se esta ganhando ou perdendo posições nas pesquisas e faça mudanças caso esteja havendo uma perda no ranqueamento.
As palavras-chaves do seu blog precisam mesmo ser otimizadas?
Sabendo, que um artigo por exemplo, esta perdendo posições com o passar do tempo é interessante inserir mais palavras-chave no texto correto? Talvez não!
Vamos a alguns fatores que podem estar o impedindo de conseguir a tao sonhada primeira página do Google:
- Seu artigo pode ter palavras-chaves demais
- Pode ter poucas
- Pode não conter palavras genéricas (ex: artigo = texto, post)
- Pode estar muito pesado devido a vídeos e imagens
- Má distribuição dos termos pelo texto
- Título e subtítulos pouco atraente
- O texto pode estar embolado com parágrafos sem espaços entre eles e sem subtítulos
- Não esta atingindo o público-alvo
- Não tem links para artigos relacionados
Artigos com palavras chave previamente definidas
No vídeo você conseguiu ver que o nosso blog, Trabalhador Digital, esta com ótimo crescimento com relação a pesquisas no Google. Viu que a pouco mais de 3 meses mudamos o domínio do blog e isso fez com que tivéssemos que recomeçar o trabalho.
No ano de 2013 (com o domínio antigo) estávamos muito bem nas pesquisas e isso se deu ao modo que produzimos os artigos. Uma grande sacada é produzir um artigo para a palavra-chave, e não o contrário. Como assim?
Simples, defina exatamente para qual termo você quer ficar bem colocado e trabalhe o título, os subtítulos, o texto e as imagens baseado nele. Isso vai contra ao que é recomendado pela grande maioria, que é produzir o artigo primeiro. Confesso que dá mais trabalho, só que o resultado é muito melhor.
Até a próxima!
🔔 Tutorial como Fazer um Blog WordPress⇗
🔔 % de Cliques dos Sites nas Pesquisas?⇗
🔔 5 Top Ferramentas para Trabalhar Online⇗
Olá, me chamo Danilo Soares e é um prazer ter você aqui no Trabalhador Digital!
Já faz quase 10 anos que trabalho exclusivamente pela internet, e isso é uma das grandes conquistas na minha vida, pois a qualidade de vida ganha é imensa.
Clique e confira esta plataforma, onde, pagando só uma vez (sem mensalidades) eu compro ótimas ferramentas que me ajudam a trabalhar online de forma séria, eficiente e lucrativa, sem perder tempo!