Se perguntando por que alguns links aparecem no topo dos resultados de pesquisa do Google, mas os seus textos não conseguem tal proeza? Inicialmente posso dizer que não é mera coincidência.
São artigos otimizados, criados de maneira estratégica para serem bem vistos pelos mecanismos de busca. Então, hoje vou compartilhar com você um pouco do que aprendi sobre o tema ao longo dos anos. Tenho mais de 15 sites de nicho, então brigar pelo tráfego orgânico é normal para mim.
Primeiro, saiba que não há uma ciência exata quando se trata de rankear em primeiro para uma busca orgânica. O algoritmo do Google está sempre mudando e evoluindo… Panda disso .. Penguin daquilo… e agora vem o Bard e a ‘Generative AI’, que é a pesquisa com respostas de inteligência artificial.
Bom, sabe o que isso significa para você mero mortal?
Que seus conteúdos precisam ser ainda mais ‘p’ das galáxias!
Não é algo simples. Em relação a SEO, já passei por altos e baixos com meus sites. Muitos projetos não foram para frente, enquanto outros são bem sucedidos alcançando mais de 5 mil cliques diários vindos do Google.
Qual a mensagem que eu, Danilo Soares, quero te passar com isso?
Que essa é uma boa maneira de empreender online, apesar das vezes que você precisa migrar para outro nicho.
Descobri que muitas pessoas que estão começando tem uma compreensão equivocada dessa ferramenta poderosa, por isso vou tentar passar, além das dicas de ranqueamento e a indicação de uma ferramenta SEO fora do comum, uma visão realista sobre o tema.
Você pode ter algumas dúvidas do tipo: quanto tempo leva para conquistar o topo? O WordPress é bom para rankear? Como a escrita influencia no posicionamento de um site? O que é DA e PA? Como acompanhar a colocação do meu site?
Como você pode ver, não se trata apenas de criar bons artigos otimizados e aparecer nas primeiras posições do Google do nada. Antes de pensar em ganhar o topo você terá que entender o que funciona de verdade para chegar lá.
O Que é SEO e como Afeta a Classificação do Google?
Search Engine Optimization (SEO) é uma forma de você se enquadrar no que é visto como bom pelos mecanismos de buscas. Podemos dizer que são técnicas e práticas que ajudam seu site ou artigo a se destacar entre os outros.
Sobre visibilidade, imagine ter uma loja física incrível, mas ela está localizada no meio do deserto. Sem SEO, seu site pode ficar nessa situação. Agora, otimizando seu conteúdo, você estará movendo sua loja para a rua principal de uma cidade movimentada, onde todos podem ver.
Mas tome cuidado, porque é fácil cair na tentação de fazer uma super otimização, como encher o texto de palavras chave. Em um passado bem distante isso já funcionou, mas hoje o Google é muito eficiente em selecionar os bons artigos para aparecerem nos primeiros lugares das buscas.
Os benefícios do SEO para você
Aumentar o tráfego do site
Impulsionamento da marca
Mais cliques nos anúncios
Atingir o público certo
Tráfego gratuito
Fazer mais vendas
Gerar leads de qualidade
Quando você aplica as técnicas de SEO corretamente a diferença positiva é notável. O tráfego do seu site aumenta, e passando a atrair o público certo suas conversões melhoram muito. Mas o SEO não é uma fórmula mágica de sucesso instantâneo.
Sei que desanima um pouco ler isso, mas se trata de um investimento de tempo e esforço sem grandes ganhos financeiros nas primeiras semanas, mas que traz recompensas à médio e longo prazo.
É tentador buscar resultados rápidos, mas eu recomendo fortemente que você evite aplicar no seu site qualquer estratégia de “Black Hat” (técnicas mal vistas pelo Google), que nada mais são do que uma forçação de barra em SEO.
Mas não deixe o medo travar você. A otimização do seu conteúdo, dentro dos limites aceitáveis, é necessária para estar entre a lista de links que aparecem primeiro quando alguém faz uma pesquisa no Google. E mais abaixo vamos começar a entrar nesse assunto.
Como você pode Melhorar a Posição do seu Site nas Pesquisas
Então você quer garantir sua fatia de tráfego orgânico vindo das buscas, mas sente que o que tem feito não está funcionando bem? Não se preocupe, já estive nesse ponto.
Muito se fala que “o conteúdo é rei”, e isso basicamente quer dizer que a criação de conteúdo relevante e de qualidade é fundamental. Ninguém pode dizer exatamente qual é o segredo do Google para entender o que é um artigo bom para estar nas primeiras colocações e o que não é.
Mas, baseado nos mais de 15 anos que tenho com otimização SEO, posso falar que são muitos os fatores, mas os principais dizem respeito à:
- O tempo que o visitante fica na sua página
- Os cliques que ele dá nos links
- O retorno dele ao seu site
- A profundidade que ele vai
- Os links externos que apontam para você
- Velocidade de carregamento
Mas Danilo, e as palavras chave, não são tão importantes? Sim, são vitais, mas cada vez mais o Google se desenvolve na capacidade de analisar seu texto. A utilização dos termos similares e perguntas frequentas do público tendem a trazer mais resultados e essa dica está na lista abaixo.
O que é Keyword Stuffing? É o ato de encher seu conteúdo de palavras-chave na esperança de melhorar seu ranking nas pesquisas. O que você tem que saber é que o Google não é mais facilmente enganado por esses truques baratos, inclusive sua página pode ser penalizada e perder posições nas pesquisas.
Então minha dica para você aqui é buscar melhorar sua colocação nas pesquisas orgânicas não apenas pensando nos robôs dos buscadores, mas principalmente considere as pessoas que irão ler o que você escreveu. O tempo que essas pessoas ficam na sua página e seus compartilhamentos valem ouro.
Legal, apenas nesse pouco texto acima já te passei top dicas, mas ainda tenho muito valor para te passar:
- O que é DA PA?
- Conteúdo IA rankeia?
- Como estudar a concorrência?
- O WordPress é bom para rankeamento?
- Qual a melhor ferramenta de otimização SEO?
- Demora para aparecer na primeira página do Google?
10 Passos na Criação de Artigos Bem Otimizados para Aparecer no Topo do Google
Uso correto de palavras-chave:
Você deve descobrir as variações de termos que seu público-alvo está usando para pesquisar no Google. Muitos se preocupam somente em ficar repetindo a palavra chave principal pelo texto, mas isso é um erro e deixa o conteúdo ‘travado’.
Use termos similares e as variações usadas pelo seu público-alvo. Para achar esses termos importantes, confira a top ferramenta que indico no vídeo ao final deste material.
Não abuse da Inteligência Artificial:
A escrita IA rankeia no Google? Sim, mas o conteúdo humano tem preferência, ao menos essa é a impressão que fiquei depois de alguns testes. Imagine daqui há alguns anos quando a internet tiver tomada por conteúdo genérico criado por IA, como você vai se destacar?
Coloque sua personalidade no texto, focando em mostrar seu estilo único que te diferencia de uma máquina. Não estou te incentivando a usar palavrões ou um monte de gírias (um ou outro no texto até faz bem sim) que você usa na roda de amigos próximos, mas sim que você busque transmitir originalidade.
Isso conecta, e esse é o caminho para ser capaz de sobreviver nessa nova era da inteligência artificial e na ferrenha competição pelas primeiras posições do Google.
Otimize seus títulos e subtítulos:
Acho que você já sabe que deve usar as palavras-chave que pretende competir de maneira estratégica em seu conteúdo, incluindo o título, subtítulos, meta descrição, URL e ao longo do texto. Mas, não esqueça que não se trata de fazer repetições, e sim estudar os termos similares que podem substituir a palavra chave principal.
Por exemplo, imagina que você vai escrever um artigo sobre CARROS ELÉTRICOS. Se você for analisar os conteúdos disponíveis vai notar uma grande repetição do termo, mas se autor usasse vez ou outra, termos similares como veículos movidos a eletricidade ou automóvel à base de energia elétrica, melhoraria a otimização.
Use perguntas Frequentes:
Você sabe o que é snippet? É um resultado que aparece no topo do Google onde geralmente tem uma parte do texto destacado com uma cor diferenciada. É algo que tem o objetivo de fornecer uma resposta rápido ao que o visitante está pesquisando.
Tem também a seção ‘As pessoas também perguntam’ que também destaca parte do conteúdo de um site. Não há exatamente um macete para ganhar o snippet ou aparecer na seção ‘as pessoas também perguntam’, mas se você usar perguntas frequentes relacionadas ao tópico dentro do texto vai ter mais chances.
A ferramenta SEO que mostro no vídeo ao final disponibiliza essas perguntas frequentes, vale a pena conferir.
Compartilhamentos e Backlinks:
Ok, essa aqui não é exatamente sobre a criação em si, mas sobre fontes exteriores linkando seu artigo. Essa citação, seja por compartilhamento em sites diversos e redes sociais, ou mesmo backlinks, beneficia seu material aos olhos dos buscadores. Você está tendo ‘votos’ de outras páginas e isso impulsiona seu rankeamento.
Boa experiência do usuário:
Pense, o que você pode fazer para tornar seu conteúdo agradável a ponto que seus visitantes achem bom e até queiram compartilhar? Adicionar áudios? Uma tabela de conteúdo para melhorar a navegação? Um PDF? Usar imagens mais leves para a página carregar mais rápido? Otimizar para dispositivos móveis?
Até mesmo mudar o estilo de escrita, fazendo mais perguntas, adicionando links internos relevantes, abrir a seção de comentários… são muitos os detalhes que podem fazer seu nome ou marca ganhar muitos pontos.
Monitore seu progresso:
Use ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console para ver em que posição seus artigos estão aparecendo e quais palavras chaves você tem que melhorar. Ajustar a estratégia de SEO é algo que a maioria das pessoas que criam artigos negligenciam. Elas criam o texto e nunca mais editam.
Crie um vídeo e coloque no texto
Aqui entramos novamente na área do diferencial. Um vídeo é algo valioso para te ajudar a ‘segurar’ o visitante por mais tempo na sua página, o que é um fator importante para o rankeamento no Google.
Além é claro de ser uma ótima forma de você se conectar mais com seu público, passar mais credibilidade, converter mais, e ainda crescer seu canal Youtube.
Criar um Top artigo em 4 Horas?
A maioria dos autores de blogs que estão começando tem o seguinte plano: criar um monte de textos o mais rápido possível para rankear para o máximo de palavras chave rapidamente. Seria um bom plano, se funcionasse! Não estou tirando meu corpo fora, eu já fui assim! 🙂
Mas a verdade é que qualidade pede tempo, e para dominar uma ‘keyword’ forte com um artigo é preciso de 2 ou 3 dias de trabalho em texto muito bem otimizado. Sem falar no ‘topical authority’, que se trata de ter várias publicações em determinado tema, assim você demonstra que tem mais conhecimento.
Estude sua concorrência:
Não faz o menor sentido postar algo de qualidade inferior e esperar ganhar a primeira posição. Então faz todo sentido analisar seus concorrentes detalhadamente, e no vídeo abaixo eu mostro uma ferramenta incrível que te dá todas as informações dos textos melhores posicionados, como:
- Quantidade de palavras
- Palavras chave
- Títulos e subtítulos
- Perguntas frequentes feitas no Google
- Termos semelhantes
- Pontuação geral da escrita
- e bem mais detalhes
Quanto Tempo Leva para Aparecer nas Primeiras Posições do Google?
No passado, um amigo comentou comigo que tinha uma loja virtual de venda de celulares. Essa loja tinha um nome diferente, único.
Ele não se preocupava em aparecer no Google, apenas fazia divulgações nas redes sociais. Então comentei com ele sobre como funciona a pesquisa orgânica, ou seja, como ele poderia conseguir mais tráfego gratuito através de otimização SEO para determinadas palavras chave.
Alguns dias depois, todo feliz, ele me disse que sua loja já estava no topo do Google.
Fiquei surpreso, e perguntei para qual termo.
Ele então disse que estava em primeiro para o nome da loja virtual dele, que como eu disse acima, tem um nome único, bem diferente de tudo.
Tentei então explicar a ele que eu estava falando de rankeamento no Google para termos altamente pesquisados no nicho dele.
Então sobre a pergunta, quanto tempo demora para rankear no topo das pesquisas, tenho que usar o velho e famoso ‘depende’.
Para termos desconhecidos, diferentes, ou seja, que ninguém pesquisa, pode ser questão de algumas horas.
Mas…
Para palavras chave com grande volume de pesquisas, pode levar meses, anos, ou mesmo ser impossível, dependendo da autoridade dos sites que dominam as primeiras colocações.
Então, quanto tempo realmente leva? Depende de…
Competição: Se você está competindo por palavras-chave populares, vai demorar mais.
Conteúdo: Um conteúdo relevante e de qualidade vai acelerar o processo.
SEO: O uso adequado de técnicas de SEO no texto é essencial.
Autoridade do site: Mais autoridade significa ter mais ‘influência’, e é um fator de muito peso.
Backlinks: Artigos bem posicionados para termos difíceis tem vários compartilhamentos e backlinks.
Talvez agora você esteja se perguntando: “É possível acelerar esse processo?” Sim, mas tem o jeito certo e o não certo.
Para o jeito seguro, a fórmula é até bem simples, mas não quer dizer que é fácil.
- Postar conteúdo de qualidade com frequência
- Cobrir todos os tópicos dentro de um assunto para ser visto como autoridade
- Conseguir backlinks de alto valor
- Ter presença nas redes sociais e Youtube
O jeito não certo, que vai te prejudicar no médio e longo prazo, eu explico abaixo.
Quais são as 2 Principais Técnicas de SEO que podem fazer meu Site ser Penalizado?
Assim como o mágico nunca revela seus truques, o Google também não é muito de dizer quais são os critérios para classificar um site nas buscas orgânicas. Mas, com anos de testes (e algumas penalizações também), fui percebendo o que levava meu site para cima e o que me prejudicava.
Sobre as penalizações, é importante saber incialmente que há variações e cenários, onde por exemplo, um site já bem estabelecido não sofreria nenhuma perda de posição por usar exatamente a mesma técnica que um site novo hipoteticamente usaria, e este último seria jogado para colocações mais baixas.
Sabendo disso, fica aqui uma dica bem importante sobre o assunto: Não use técnicas de SEO duvidosas, especialmente no primeiro ano de vida do seu projeto.
E sim, eu já senti várias penalizações e já vi algumas páginas despencarem no número de visitantes que vinham das buscas, e até hoje sinto que tem uma ‘trava’ para algumas delas que não me deixam subir.
Então aqui vai uma segunda dica que você não pode esquecer: Se recuperar de uma penalização pode demorar muito, ou mesmo pode ser que você seja bloqueado para sempre para determinadas palavras chaves.
Vamos ver agora as 2 principais técnicas SEO que podem gerar uma penalização ao seu site:
-Muitos Backlinks Repentinamente
Este é de longe um dos maiores erros (e mais comum) cometidos por quem descobre que links externos podem ajudar a alcançar as primeiras posições do Google. Não cometa o erro de comprar ofertas do tipo ’10 mil backlinks alto DA...’. Isso não funciona!
-Abusar do uso da Palavra Chave Principal
Este também está entre os principais erros, e os que estão começando geralmente não resistem à tentação de super otimizar o texto na esperança de chamar a atenção dos buscadores. Eles repetem a palavra chave em todo parágrafo, toda imagem e todo subtítulo. Não faça isso, ao invés, use termos similares.
Claro, existem outros fatores que podem te trazer consequências negativas, então evite copiar ou plagiar conteúdo, não use imagens com direitos autorais, e logicamente tenha cuidado para que seu conteúdo não passe uma ideia discriminatória ou incentive a violência.
O que é DA e PA?
Você sabe qual é a força motriz que leva sua URL para as primeiras posições das pesquisas? A essa altura você já sabe que é a qualidade do seu conteúdo, mas se pergunte por um instante:
Se eu publicar o artigo perfeito (melhor que o resultado do topo) no meu site recém criado, incluindo um vídeo ótimo, lindas imagens, e uso correto das palavras chave, eu consigo o primeiro lugar rapidamente para um termo com alta competição?
A resposta é não!
Por que? Porque seu site não é ‘bigode grosso’ ainda!
Novamente, o Google não revela detalhes sobre isso, mas é nítido que cada domínio tem uma nota atrelada a ele, e quanto maior esse número, mais confiança o buscador tem em te colocar na frente.
Mas, como mencionado no exemplo acima, seu site é recém criado, ou seja, ainda precisa mostrar trabalho.
Algumas métricas populares online são: DA e PA
O DA (autoridade de domínio) e PA (autoridade da página) são pontuações criadas para classificar um domínio ou uma página específica. Criada pela popular ferramenta SEO MOZ, o critério de pontuação leva em consideração principalmente a quantidade e qualidade dos backlinks.
Importante entender que essa não é a uma ferramenta do Google, apesar de que os backlinks tem sim grande peso para eles.
Então a pergunta que fica é como faz para aumentar o DA/PA do seu site?
Qualidade!
E o que faz um conteúdo ser de qualidade a ponto de você ganhar compartilhamentos e backlinks naturalmente?
Relevância: o conteúdo deve ser relevante para o público-alvo.
Profundidade: aborde o tema de forma completa e detalhada.
Originalidade: seu conteúdo deve ser único, com sua personalidade.
Valor: você deve fornecer algo útil ao seu leitor.
Como Saber se seu Site está indo bem ou mal no Rankeamento do Google?
Algo que eu definitivamente pecava era na parte de acompanhar o progresso dos meus materiais. Mas em determinado momento percebi que não se trata apenas de implementar estratégias de SEO, mas também de ficar de olho para entender o que está ou não funcionando.
E isso é algo que tem que ficar muito vivo na sua mente. Nossos concorrentes não param de crescer em número e evoluir com o uso de ferramentas analíticas e de criação de conteúdo.
Então, quais são os indicadores chave que recomendo ficar de olho?
Tráfego Orgânico: Quantas pessoas estão encontrando seu site através de buscas não pagas?
Taxa de Rejeição: Seus visitantes estão deixando seu site rapidamente ou estão mostrando interesse?
Posição Média: Qual é a sua posição média nos resultados de pesquisa?
Palavras-chave: Para quais palavras-chave seu site está classificando?
Artigos específicos: Acompanhe de perto as URLs principais e faça atualizações quando perder posições.
O Google Analytics e o Google Search Console são ferramentas gratuitas que oferecem informações essenciais sobre o seu progresso.
No Google Search console por exemplo você pode ter atualizações diárias sobre o total de cliques do dia anterior, total de impressões, CTR médio e posição média para cada URL. Você pode definir intervalos de datas longos, como vários anos, ou curtos, como meses e dias.
Pode ver também para quais termos pesquisados você está aparecendo nas pesquisas. Então, ninguém melhor do que o próprio Google para te dizer se seu site está indo bem ou mal nas buscas.
A Plataforma Influencia? O WordPress é Bom para Rankear nas Primeiras Posições?
Sim, a plataforma que você vai usar para criar seu site tem peso relevante. De uns tempos para cá estão surgindo inúmeras soluções para desenvolvimento de um blog, site e lojas virtuais. Uns gratuitos, outros pagos…
Mas a minha recomendação é: vai de WordPress!
Se você estudar os principais resultados do topo das pesquisas vai notar que a maioria deles estão no WP. Não vejo motivo para arriscar com soluções duvidosas se o próprio Google já demonstra que o WordPress é uma solução validada e confiável.
Mas atenção!
Estou falando aqui do WordPress com hospedagem e domínio próprio, não a versão gratuita. Sem falar que é uma plataforma com inúmeros plugins que facilitam muito a nossa vida.
Olha, cansei de escrever! Vou abaixo passar para a versão vídeo, onde vou falar mais sobre a criação de artigos otimizados para aparecer nas primeiras posições do Google.
Vou te mostrar uma ferramenta SEO incrível que nos dá os termos que devem estar em um texto otimizado, as perguntas frequentes do tópico, a quantidade de palavras que seus concorrentes usaram, títulos e subtítulos, e ainda você pode ter o auxílio da escrita IA. Não perde!
▷ Vídeo
Clique aqui para acessar a página da ferramenta, e não ficar para trás. A cada dia que passa a competição pelo tráfego orgânico fica mais acirrada, então, de agora em diante, é preciso publicar conteúdos diferenciados. Espero ter conseguido te ajudar nesse sentido. Torço pelo seu sucesso!
🔔 Hospedagem de Vídeo Conta Vitalícia⇗
🔔 Curso Meta Dólar é Bom? 7 Dúvidas?⇗
🔔 AppSumo é Confiável? Lifetime Deal⇗
Olá, me chamo Danilo Soares e é um prazer ter você aqui no Trabalhador Digital!
Já faz quase 10 anos que trabalho exclusivamente pela internet, e isso é uma das grandes conquistas na minha vida, pois a qualidade de vida ganha é imensa.
Clique e confira esta plataforma, onde, pagando só uma vez (sem mensalidades) eu compro ótimas ferramentas que me ajudam a trabalhar online de forma séria, eficiente e lucrativa, sem perder tempo!