Tesouro Direto é Bom? Como Funciona o Investimento?

tesouro direto é bom

 
Investir no tesouro direto é uma das opções que mais rondam a cabeça daqueles que pretendem fugir da poupança e faturar um pouco mais. A principal razão para isto é que por ser uma aplicação em prol do Governo Federal, a rentabilidade de lucro é maior.

Além disso, é possível contar com a garantia de que a aplicação será realmente lucrativa e que voltará às suas mãos. Quando tratamos de investimentos em outros setores, pode haver perdas em caso de falência ou problemas do tipo, mas emprestar dinheiro para o governo é mais seguro, além de saber com antecedência quanto vai receber.

O tesouro direto é bom porque é considerado um investimento de risco bem baixo, e as chances de você aumentar consideravelmente o seu dinheiro são bem altas, se você tiver o perfil de quem mira o longo prazo. Então, se deseja conhecer mais detalhadamente essa opção, continue a leitura, pois aqui poderá conhecer o seu próximo investimento!

 

dinheiro investir tesouro direto

O que é o Tesouro Direto?

Quando se fala em tesouro direto, muitos não sabem de forma precisa o que é, já que seu nome não é necessariamente sugestivo. Dizemos necessariamente porque, se analisarmos de forma jurídica, veremos que é possível saber o que é pelo nome.

Basicamente o tesouro direto diz respeito à aplicação financeira em que se “empresta” dinheiro ao Governo Federal. Sendo assim, durante o período em que você tiver o seu dinheiro aplicado, este passa a ser do governo, que fará uso e te devolverá com juros no prazo estabelecido.

Este tipo de negócio é interessante para fazer com que o governo consiga girar a economia do país, através do dinheiro emprestado. Durante este período, este dinheiro vai rendendo por meio de juros, que ficam entre 3,71%, 6,99% ou até mais ao ano.

Tudo depende do tempo que se pretende deixar emprestado, pois quanto mais tempo ficar, maior é a taxa de juros. Então, para pessoas que pretendem comprar algo no futuro, mas não têm o dinheiro necessário em mãos, investir no tesouro direto é uma boa ideia.

 

Como investir no Tesouro Direto?

 

Site do tesouro direto  ⟪⟪
Preços e taxas  ⟪⟪

 

O link do site do tesouro direto está acima, e ele passa todas as informações necessárias, além de disponibilizar uma espécie de calculadora de lucros, que possibilita fazer projeções de lucros baseado em montantes e anos aplicados.

Investir no tesouro direto é uma das formas mais simples de aplicar o dinheiro, visto que não é preciso fazer todos os trâmites de uma compra de ações, por exemplo. Hoje você pode contar com diversas corretoras e empresas online que facilitam tudo, além de algumas nem mesmo cobrarem taxas pelo serviço.

Mas, para quem não entende muito de aplicações financeiras, procurar por uma agência bancária também é uma opção, mas fique atento as taxas, pois talvez elas tornem o investimento não interessante, então mesmo que pareça complicado o processo, dê preferencia em entender o processo de aplicação em instituições online que ofertam isenção nas taxas.

Mas, se ainda preferir o tradicional banco, escolha a instituição financeira que preferir, uma boa indicação é a Caixa Econômica, que por ser um banco público pode ter mais benefícios. Todo investimento exige uma corretora, e neste caso sua corretora será esta instituição financeira, que lhe ajudará a cuidar da sua aplicação.

Como dissemos, o tesouro direto é uma espécie de empréstimo, portanto, em troca do dinheiro, o governo lhe oferece um título de crédito. Este título garante que seu dinheiro será devolvido no prazo, e com a aplicação de juros informada durante o procedimento. Depois de ter finalizado todo o processo, você poderá ficar tranquilo, pois tudo estará registrado por um título.

Dessa forma, não é possível que se perca dinheiro, já que o governo tem um compromisso por escrito com você. Mas, mesmo assim é interessante acompanhar seu investimento, para garantir que nada sairá do que se espera.

Qualquer questão ocorrida informe o gerente responsável por seu investimento, e tudo será resolvido sem dores de cabeça, pois o título de crédito estará disponível para te garantir segurança.

 

tesouro direto

Vantagens e desvantagens do Tesouro Direto?

Investimento é algo que exige bastante estudo antes de ser feito, uma vez que todos os tipos trazem benefícios e desvantagens. Sendo assim, o tesouro direto não está livre disso, embora tenha excelentes condições aos investidores.

Vamos começar tratando das desvantagens, para que assim seja possível se preparar. A primeira delas é o fato de ser uma aplicação para longo prazo, ou seja, você não verá seu dinheiro novamente em pouco tempo.

Então, se você precisa do dinheiro para um futuro próximo, o tesouro direto não será uma boa opção, embora traga bom rendimento. Com isso, se você retirar antes do prazo permitido poderá perder boa parte do rendimento, ou até mesmo não ser devolvido tudo que investiu.

Tudo isso depende do que foi acordado no momento da contratação do serviço com seu gerente. Esta é a única desvantagem realmente relevante, então vamos agora falar sobre as vantagens, que superam os ônus do investimento.

A primeira vantagem fica por conta das facilidades, tanto financeiras quanto de conhecimento, visto que existem títulos de até R$ 30,00. Também não é preciso saber muito sobre o tema, pois o gerente saberá lhe explicar tudo, além de realizar todo o procedimento para você.

Quanto à taxa de rendimento já falamos, e esta supera a poupança, sendo assim, sabendo balancear estes pontos, será possível decidir se investir no tesouro direto é bom ou não para você. Por isso, pense bem, e veja como seu dinheiro poderá render melhor, de acordo com suas condições e necessidades.

Em resumo, é bom investir no tesouro direto se você busca alta segurança em primeiro lugar, se está com um dinheiro parado e tem planos para um futuro bem a frente e pensa em conseguir um ganho de capital até lá, se quer criar um fundo de emergência, ou mesmo para diversificar seus investimentos.

Mas, se está aberto a um pouco de risco e seu propósito é a possibilidade de ganhos maiores a médio e longo prazo, talvez seja interessante abrir os olhos para opções como fundos imobiliários, ou mesmo ações de empresas já consolidadas no mercado.

 

artigos populares
🔔 Saques⇗

🔔 Ganhar Dinheiro⇗

🔔 Investimentos⇗

🔔 Outros⇗

 

 

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rolar para cima