Já reparou que não se escuta quase as pessoas falarem ‘fazer renda-extra na internet’? Hoje, a pequena frase que vem ganhando muito espaço é empreendedorismo digital e isso é devido a possibilidade de montar online um negócio sério, rentável e seguro.
Uma das melhores formas de empreender na internet é com um blog pois não é necessário um investimento alto e não há nenhum tipo de burocracia para iniciar seu projeto.
O que você basicamente vai precisar para empreender através de blog é força de vontade para publicar artigos regularmente e paciência, pois para ser bem sincero, os resultados não são imediatos.
Mesmo uma pessoa que escolhe uma outra atividade para desenvolver online precisa de ter um website pois ele é hoje muito importante, sendo considerado um escritório virtual.
Ali há a possibilidade de falar sobre você, sua missão, mostrar como entrar em contato, dar valor a possíveis clientes através de artigos e montar uma base de contatos.
O primeiro passo para trabalhar na internet com blog é definir um nicho
A primeira coisa a fazer é definir quem você quer atingir, que tipo de pessoas quer lendo suas publicações e que publico quer na sua base de contatos.
Trabalhar online sério com blog significa construir um nome, ser reconhecido como alguém que entende bem de um assunto específico e isso é que fará com que seu trabalho seja recomendado.
Um dos grandes erros das pessoas que começam a trabalhar na internet com blogs é tentar falar de tudo, escrever sobre os mais diversos assuntos e isso o prejudica demais pois ela dificilmente se tornará uma referencia em algo.
Junto com a escolha do nicho vem também a compra do endereço do blog, que é onde você deve pensar muito bem e, se possível, ter nele a palavra-chave do nicho. Ex: você vai falar de dietas, é recomendado que a palavra dieta seja usada na URL (www . dieta… .com. br)
Escolha corretamente o visual e trabalhe bem a navegabilidade do blog
No geral, um website organizado ajuda muito a seu visitante se sentir a vontade e não fazer questão nenhuma de ir embora rápido. Outros fatores que estão diretamente ligados ao tempo que ele permanece no seu blog é o visual e a navegabilidade.
O visual que você vai criar no seu blog não é necessariamente aquele você acha ‘bonito’ mas o que passa uma sensação de ambiente seguro. Eu por exemplo me sinto desconfortável ao visitar sites que sejam muito cheios de banners ou que tem uma aparência muito ‘sofisticada’.
A navegabilidade diz respeito a facilitar o caminho do visitante pelas informações que realmente interessam a ele. Ao escrever um artigo, por exemplo, você pode colocar links nele que direcionem para um outro material do mesmo assunto, ter uma caixa de pesquisa visível, caixas de artigos relacionados no fim do texto…
Você deve pensar sempre no seu público alvo e não basear seu trabalho com blog na forma que você considera ideal.
Trabalhar na internet com blog requer publicação constante de artigos
Isso não quer dizer que você necessariamente tem que escrevê-los, mas publicar regularmente no blog é uma obrigação sua. Quando digo que não precisa produzi-los quero dizer que você pode contratar pessoas para escrever seus posts, mas isso é só uma ideia pois no meu caso faço questão de fazer meus artigos.
Trabalho na internet com blog há bastante tempo e posso dizer que é imprescindível a publicação regular. Imagina você ligando a televisão e sempre encontrar o mesmo filme sendo exibido todos os dias, não seria nada bom e você desligaria a televisão na hora, não é mesmo? Mas o que publicar? Existem dois tipos de textos que você pode focar em produzir:
Dicas – Esse tipo de informação dá mais trabalho mas é o que fará com que você seja visto como autoridade em um assunto.
Novidade – Todo mundo gosta de novidade então você deve estar ‘experto’ ao que está acontecendo de novo no seu nicho para que seja um dos primeiros a publicar e ganhe mais visitas. Isso também dá ao seu blog o status de ‘atualizado’.
Nos dias de hoje também é recomendado trabalhar com vídeos dentro dos artigos. Eles estão ganhando espaço, ranqueando bem no Google e existem pessoas que realmente não gostam de ler, então é bom tentar agradar a gregos e troianos.
O e-mail Marketing deve acompanhar seu trabalho com blog na internet
A grande dificuldade do trabalho com blog não esta em produzir artigos, não está em escolher um bom domínio, não está nas configurações… está em conseguir tráfego! Esse detalhe é responsável pela grande desistência das pessoas.
O melhor tráfego que existe é o orgânico, você vai conseguindo mais visitantes a medida que produz e o Google vai lhe subindo nas pesquisas. Mas imagina isso, as pessoas visitam seu blog, leem seus artigos, assistem seus vídeos e vão embora sem que você tenha a chance de falar com eles.
Uma vez que você instala um formulário de um autoresponder em seu blog e pede o e-mail das pessoas dizendo que você enviará dicas gratuitas a elas, consegue se tornar mais íntimo e sendo assim ela se sente mais segura de recomendar seu trabalho, de comprar o que você recomenda, de curtir suas publicações…
Por isso é importante você contratar um autoresponder profissional pois o e-mail marketing esta diretamente ligado a monetização do blog.
Autoresponder em português que usamos e recomendamos ➚
Como Monetizar um blog? Como torná-lo rentável a longo prazo?
Bom, chegamos na parte que se refere a ganhar dinheiro com o blog, na parte da monetização. Já passei acima a questão do e-mail marketing e como isso esta associado a criar um relacionamento com o visitante do seu website.
Então essa é a sua principal forma de monetizar seu trabalho com blog, construindo uma base sólida de contatos através de um autoresponder, se relacionando com eles fornecendo dicas e recomendando produtos que os ajudarão de alguma forma.
Mas o que recomendar? Hoje, o que está na moda é a venda de produtos digitais. O trabalho com ele é muito interessante porque não há entrega na residência das pessoas pois o modo que eles são entregues é por meio de download.
Imagina assim, você é um professor de matemática e gostaria de usar esse seu conhecimento para ganhar dinheiro na internet. O que você poderia fazer é produzir vídeo-aulas, ‘empacotá-las’ como um produto digital e vende-las.
Mas caso você não tenha conhecimento suficiente para isso, pode recomendar produtos de terceiros (o que a maioria faz) e ganhar comissões por vendas.
A plataforma mais famosa do Brasil no momento é o hotmart, onde você pode colocar seu produto para que outros vendam e pagar a eles comissão ou ser você um comissionado, chamado de afiliado.
No hotmart tem produtos para todos os nichos então não é difícil encontrar cursos para recomendar em seu blog e nas mensagens para o e-mail dos cadastrados.
2 Opções para gerar renda com o trabalho online através do blog
Vimos acima que os cursos do hotmart aliado ao e-mail marketing são as melhores armas que há, hoje, para monetizar seu trabalho com um website. Veremos outras opções pois como diz o ditado ‘não coloque todos os ovos em um única cesta’.
➊ Imagem Fol????os – Esta empresa da a possibilidade de formar uma clientela e toda vez que um deles comprar você ganha comissão. Muito lucrativo a médio e longo prazo.
➋ Google Adsense – Programa do Google que lhe paga por cada clique que o visitante dá no anúncios. Muito seguro porém recomendado para blogs com muitas visitas.
Ufa! Vou terminando aqui e espero que tenha conseguido passar para você que trabalhar na internet com blog pode ser um negócio rentável e seguro, mas também requer muito compromisso e empenho.
Até a próxima!
🔔 Freelancer para Exterior Ganhando Dólar?⇗
🔔 Top Sites para Trabalho escrevendo texto⇗
🔔 10 Opções Dinheiro Divulgando Links⇗
Olá, me chamo Danilo Soares e é um prazer ter você aqui no Trabalhador Digital!
Já faz quase 10 anos que trabalho exclusivamente pela internet, e isso é uma das grandes conquistas na minha vida, pois a qualidade de vida ganha é imensa.
Clique e confira esta plataforma, onde, pagando só uma vez (sem mensalidades) eu compro ótimas ferramentas que me ajudam a trabalhar online de forma séria, eficiente e lucrativa, sem perder tempo!