Depois do Google, o Youtube é a segunda plataforma mais acessada por pessoas que buscam informações, ou simplesmente buscam se entreter com algum conteúdo que seja do interesse delas.
É de total interesse da plataforma colocar o máximo de criadores de conteúdo ‘no ar’ para atrair o máximo de espectadores possíveis.
Para isso essa ela oferece todos os recursos necessários para que eles possam cada vez mais criar conteúdo atrativos e divulgá-los em seu canal, em um ambiente fácil e acessível para todos.
Não é a toa que milhares de pessoas estão postando vídeos para criar uma carreira como “Youtuber”, e assim visam ganhar popularidade e dinheiro.
Se você deseja saber como se tornar um parceiro do Youtube, você verá quais serão os seus primeiros passos para começar a sua carreira ainda hoje.
O quanto o Youtube paga pela visualização e quanto o canal ganha pelo clique são dúvidas comuns, e vou tentar lhe deixar bem informado sobre isso, além de apresentar uma melhor alternativa de monetização para seus vídeos.
Encontre o seu Público Alvo
Antes de pensar em empreender com o Youtube, primeiramente é preciso saber com que público você irá lidar, qual o conteúdo que você deseja oferecer, para que dessa forma saiba como irá direcionar todo o seu esforço para se conectar ao máximo a esse público.
Evite escolher o segmento que “dê mais dinheiro ou visualização”. Além de ser o segmento que será mais competido pelos youtubers mais experientes, atualmente o Youtube está focando em recompensar quem possui uma audiência mais fiel.
Esse negócio de quem tem mais visualizações faz mais dinheiro vem mudando com as novas atualizações que o Youtube está implementando.
Escolha um segmento em que você realmente deseja trabalhar ou até tenha um certa experiência e facilidade.
Além disso, faça algumas análises dos seus concorrentes, veja o que eles estão publicando e cogite fazer algo diferente e inovador. Esses concorrentes podem se tornar seus parceiros para futuramente fazerem um crossover.
Quando você consegue definir um público alvo certo, então já tem uma direção para caminhar, e agora as coisas estarão bem mais claras. Você já terá dado um grande passo, afinal, muitas pessoas ficam perdendo muito tempo pensando em por onde começar, e nunca começam.
Como monetizar no Youtube
A maioria das pessoas que pensa em empreender através desta plataforma imagina que seja algo muito fácil e rentável, bastando exibir as publicidades do Youtube, e se conseguir muitas visualizações, vai lucrar bem, mas não é bem assim.
Para começar a ganhar dinheiro com anúncios, você precisará monetizar o seu canal, mas para pedir essa parceria com o Youtube precisará ter pelo menos 1000 inscritos no seu canal.
Essa monetização padrão é a forma mais conhecida e utilizada pelos youtubers, porém, essa não é a única forma, nem a mais vantajosa, de se monetizar na plataforma.
Existem outros métodos que você pode utilizar para alcançar resultados bem mais expressivos com a produção de vídeos online.
Recomendo sim, você testar a monetização padrão do Youtube para sentir como é, porém, é de conhecimento de todo mundo que já está dentro, que é necessário buscar outros meios para compensar o pouco pago pela plataforma.
Trabalhar com programas de afiliados no Youtube
Existem muitos sites de vendas de produtos online, procure algum que esteja alinhado com o seu conteúdo, solicite uma parceria e uma comissão por produtos indicados no seu canal. Se você é personal trainer, trabalha com saúde e esporte de alta performance, procure fechar parcerias com sites de vendas de suplementos.
Exemplo:
Digamos que você é personal trainer e faz um vídeo sobre 5 dicas para emagrecer. Ao final desse vídeo, recomenda a utilização de um suplemento alimentar para queima de gorduras de um site de suplementos que se tornou seu parceiro.
Caso esse vídeo chegue a 1.500 visualizações, e apenas 3 pessoas seguirem sua recomendação e comprarem esse suplemento que você indicou, já estaria razoável.
Vamos supor que de acordo com essa parceria, você irá receber 30% de comissão na venda desse suplemento.
Se o produto custa apenas R$100,00 reais, e você conseguir vender 3 x 100 = 300, tirando seus 30% de comissão, apenas com um único vídeo de 1500 acessos você terá faturado R$: 90,00 de comissão.
Sobre os ganhos com a própria monetização do Youtube, pode não valer a pena, pois com essa quantidade de views, ele irá pagar em média 1 dólar para cada 1.000 visualizações.
Mas essa questão de quanto paga por clique, ou quanto o canal ganha por visualização é difícil definir, pois são muitos os fatores, como nicho de atuação e a oferta de publicidade.
★ Plataformas de Afiliados
Caso não consiga fechar contrato com nenhuma marca, procure o mercado de afiliados. Esse mercado está repleto de cursos, e até mesmo produtos físicos, relacionados a todo tipo de segmento.
Existem várias plataformas que oferecem esse sistema de afiliação através de um link de divulgação, e dentre as mais conhecidas estão:
● Hotmart ⇗ – Somente cursos digitais
● Monetizze ⇗ – Produtos digitais e físicos
● Eduzz ⇗ – Produtos digitais e físicos
Devo pedir likes e inscrição Também?
Com certeza! Confesso que é uma coisa que eu não gosto de fazer e por muito tempo achei que era perda de tempo, pois pensava que se a pessoa gostasse do conteúdo iria interagir naturalmente. Mas não é assim que funciona.
Hoje é necessário ‘brigar’ pelos likes, pois quem acessou seu vídeo, provavelmente visita a plataforma com frequência, e já está acostumado a escutar esses pedidos de like e inscrição.
Os youtubers fazem isso porque sabem que a maioria das pessoas tem resistência em interagir, e se não é lembrada, ela esquece.
O número de inscritos, comentários e likes são fatores que a plataforma leva em consideração na hora que ranquear seu material no momento que alguém faz uma pesquisa que está relacionada a esse seu conteúdo.
Isso quer dizer que quem aparece nas primeiras colocações conseguem muito mais tráfego. Então, quem vai trabalhar com o Youtube tem que entender que está entrando em uma ‘disputa’.
Um Super conteúdo é chave para o sucesso no Youtube
No início, evite focar em visualizações, pois além dessa atitude acabar te desanimando diante aos resultados inexpressivos, isso poderá afetar a qualidade do seu conteúdo, fazendo com que você coloque o seu foco em criar conteúdo que gerem mais visualizações, porém, que não te ajudem no longo prazo.
Coloque o seu foco em criar conteúdo de alta qualidade, para que a sua audiência, ainda que pequena, seja fiel, e assim eles irão compartilhar e interagir mais facilmente com o seu canal.
Sempre que você recomendar algo, poderá acontecer mais facilmente as vendas comissionadas de algum produto que você trabalha como afiliado.
Um bom conteúdo vai lhe trazer visualizações por um tempo indefinido. Essa é uma das grandes vantagens do trabalho digital, pois criamos um conteúdo e ele fica para sempre na internet sendo acessado por interessados, o que pode gerar conversões e ganhos a qualquer momento.
O Youtube não paga bem!
Você com certeza já escutou no vídeo de alguém, algum tipo de propaganda onde a pessoa diz ”o link está na descrição do vídeo”. À vezes nem se trata de uma venda direta, pois ela está te oferecendo um ebook grátis.
Mas mesmo algo grátis, é uma estratégia de marketing, pois ela pega seu email, ou te chama para um grupo de Whatsapp ou Telegram, para assim futuramente ofertar algo.
As pessoas fazem isso exatamente porque os ganhos com a publicidade do Youtube são pequenos. A realidade é que será preciso muito foco e comprometimento da sua parte.
Cada vez mais a competição na plataforma aumenta, então é necessário dar seu melhor. E importante, não tente fazer vídeos para todos, faça vídeos que atinjam fortemente um nicho.
Legal! Vimos aí que o Youtube não paga muito bem por cliques e visualizações dos anúncios infelizmente, mas você pode, e deve, usar programas de afiliados para monetizar de forma mais lucrativa seus vídeos. Crie uma audiência que confie no seu trabalho e se condicione a criar conteúdo de qualidade sempre. Nos vemos!
🔔 Como Fazer vídeos com Gravação de Tela⇗
🔔 Otimização de vídeos – Posicionamento?⇗
🔔 Como adicionar vídeo no canal Youtube?⇗
Olá, me chamo Danilo Soares e é um prazer ter você aqui no Trabalhador Digital!
Já faz quase 10 anos que trabalho exclusivamente pela internet, e isso é uma das grandes conquistas na minha vida, pois a qualidade de vida ganha é imensa.
Clique e confira esta plataforma, onde, pagando só uma vez (sem mensalidades) eu compro ótimas ferramentas que me ajudam a trabalhar online de forma séria, eficiente e lucrativa, sem perder tempo!