Fazer Visitantes Retornarem ao Blog: Como Fidelizar

como fidelizar os visitantes

Apesar deste ser um dos grandes segredos do trabalho com blogs não podemos dizer que seja uma tarefa de fácil realização. Entender a mente humana é onde começa o nosso desafio. Para inicio, pergunte a si mesmo: se eu fosse o leitor, enxergaria valor no meu blog?

Se destacar nesta imensidão de websites existentes é complicado, mesmo não trabalhando com um nicho tão popular. Quando pensamos em fidelizar leitores pensamos logo em grandes artigos, sites bonitos, boa navegabilidade… Essas coisas são realmente importantes mas há outras que tem um peso maior e vamos as ver nesse artigo.

 

Você tem um nicho bem definido? Exibe muita propaganda?

O Google tem uma métrica muito importante que se chama taxa de rejeição. Essa taxa costuma ser maior em blogs que não tem um nicho definido. Outra coisa que costuma não agradar aos visitantes são propagandas em excesso.

Em ambos os casos, o blog costuma ter um rendimento limitado. Menos pessoas recomendam seus artigos, menos pessoas tem seu blog como útil, menos pessoas se cadastram em sua lista, menos pessoas clicam em seus links… Resumindo: Menos a sua marca cresce.

 

Você publica artigos de valor regularmente? Tem um bom domínio?

Eu sei, publicar artigos regularmente não é nada fácil também, ainda mais artigos de qualidade. Mas no final das contas o que conta mesmo é qualidade é quem oferece mais ganha mais.

Ao ler um artigo muito interessante em seu blog o visitante pode não se interessar em entrar em sua lista, mas após alguns artigos bons encontrados no Google ele com certeza reconhecerá seu blog como de qualidade e não esquecerá mais da sua ”logo”. Um bom domínio então se faz necessário.

Essa também é uma grande arma. Ter um domínio que seja marcante, que seja lembrado o ajudará muito a conquistar seu espaço na mente das pessoas. Se o título do blog for igual ao domínio, melhor ainda.

 

Identifique em que zona o seu blog esta: olho na taxa de rejeição

O que seria então o inverso de taxa de rejeição? A aceitação, o envolvimento do visitante com seus textos. Mas o que é ainda melhor que isso é o retorno constante do visitante.

É importante que você use o Google Analytics e identifique em que zona o seu blog está:

  1. Alta taxa de rejeição
  2. Aceitação e envolvimento
  3. Retorno constante de visitante

 
Provavelmente não é o de retorno constante, ou você não estaria lendo este artigo. Como uma alta taxa de rejeição é interessante que você reveja tudo o que esta sendo feito, desde a estrutura de seus artigos ao layout do blog, faça testes.

Com um bom envolvimento e aceitação você deve ajudar o seu visitante a te ajudar. Coloque botões de redes sociais (somente dos principais), tenha formulários pelo blog para capturar e-mails (mas ofereça algo), faça vídeos dos artigos e o convide para interagir com um gostei, faça um grupo no Facebook e o convide. Isso fixará sua ‘logomarca’ na mente deles.

 

O autoresponder é o melhor amigo de seu blog

Por muito tempo o feedburner foi um grande aliado dos blogueiros mas essa ferramenta vem perdendo força devido a popularização dos autoresponders. Ele, para quem não sabe, envia os novos artigos do blog para o e-mail da pessoa que se inscreveu fazendo com que muitos retornem ao blog sempre que algo novo é publicado.

O trabalho com blogs não dá resultados, ou dificilmente dá, sem que haja esse retorno dos visitantes. É muito difícil trabalhar com apenas novos visitantes pois eles não o conhecem ainda e não terão confiança de comprar ou se inscrever em algo que você recomenda.

Por isso, após fazer uma boa varredura em seu blog e ter certeza que você está entregando valor aos visitantes, contrate um autoresponder profissional e comece a trabalhar a fidelização deles com essa poderosa ferramenta.

É isso por hoje. Até!

 

artigos populares
🔔 6 Vantagens de Criar Site em WP⇗

🔔 Tutorial como Fazer um Blog WordPress⇗

🔔 Diferença entre WordPress, Blogger e Wix⇗

 

 

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima