Algumas pessoas me perguntam como empreender com blog e eu não sei o que responder a elas porque a verdade é que não se trata só de técnicas mas também tempo, as vezes muito tempo.
Dizer a elas que o importante é sempre estar aprendendo com cursos e livros e aplicar técnicas de SEO não é o suficiente e não é o que elas precisam ouvir.
Acho mais interessante dizer a eles a verdade, que se ele estiver começando é provável que não ganhe nada nos três primeiros meses, que será muito complicado conseguir tráfego, que há 90% de chances dele desistir depois de algum tempo.
São raros os casos de pessoas que conseguiram grande(ou médio) sucesso com seu blog antes do primeiro ano de vida do mesmo.
O trabalho com blog tem fases que são difíceis de pular
Não só o blog tem fases mas também seu piloto pois tudo depende dele. Vamos dizer que você crie seu blog wordpress e planeje um ano de publicações diárias. Ok, você esta animado e isso é muito bom mas dificilmente você será capaz de fazer metade do que planejou.
1. Primeira fase – Empolgação
Lembra do qual empolgado você estava ao comprar aquele vídeo game que hoje esta pegando poeira em cima do seu armário? Lembra do seu primeiro dia no trabalho? Lembra da empolgação de pagar a academia e pensar que conseguirá ir todos os dias?
É exatamente esse o sentimento que temos ao começar um blog e isso vem impulsionado pela vontade de começar um negócio digital. A pessoa nessa fase acha o novo muito incrível e passa o dia inteiro pensando em possibilidades e colocando banners no blog.
2. Segunda fase – O que escrever?
Bom, o blog esta criado e pronto para receber artigos. É hora de publicar para mundo!
Ainda com coragem, o futuro blogueiro tem o normal pensamento de descrever coisas. ”Vou falar do Hotmart, da imagem folheados, do Google Adsense…”. Para ganhar dinheiro rápido ”vou falar dos cursos que sou afiliado porque assim vou ganhar comissões”.
Seus artigos naturalmente saem horrorosos sem nenhuma preocupação com o SEO(não sabe o que é isso, provavelmente) e após dez artigos publicados vem a grande pergunta.
3. Terceira fase – Cadê o tráfego?
Por que não vendo os cursos? Droga, nenhum cadastro nos programas de afiliados. Por que não tem pessoas acessando meu blog?
Aqui começa a constatação de que não era fácil como se pensava. É inevitável não comparar o trabalho feito até o momento com o resultado obtido. Ele olha no contador de visitas e vê que teve cinco visitas no dia e desanima (nem sabe que as cinco são de robôs vasculhando novos blogs).
4. Quarta fase – Nossa! Que trabalhoso!
Os que continuam sem jogar a toalha procuram saber como fazer para que seu blog receba visitas. Ai vem o primeiro contato com o SEO.
Escutam que é importante ficar nas primeiras posições do Google, que é preciso produzir artigos que as pessoas vão gostar, que é preciso colocar botões de redes sociais no blog para os artigos serem compartilhados, que precisam fazer link building, que é preciso inserir palavras-chaves nos artigos, que precisam de um layout bonito e profissional, que precisam de títulos chamativos… Minha nossa! Isso dá muito trabalho!
5. Quinta fase – Pequenos bons resultados
Após começar a publicar artigos que ajudam outros, pequenos resultados vão aparecendo como aumento de tráfego, venda de um curso do Hotmart e alguns cadastros em alguns programas de afiliados e isso já o motiva depois de inúmeros fatores desmotivadores.
Aqui é onde a mentalidade da persistência vem a tona e a pessoa fica muito feliz com o dinheiro que conseguiu, fruto do seu trabalho duro. Imagina que outros melhores resultados virão em breve. Tudo o que precisa é continuar o que esta fazendo que tudo vai dar certo.
6. Sexta fase – Tráfego em ascensão
Ao ver o aumento de tráfego o blogueiro deixa de se segurar na persistência e volta a encontrar a empolgação que tinha deixado de lado entre a segunda e terceira fase. Começa o investimento em cursos e ferramentas profissionais.
Aprende que um dos grandes segredos de quem ganha dinheiro na internet é a criação de lista através de um autoresponder profissional, que o relacionamento com essa lista é importante, que muitos banners podem atrapalhar, que é preciso construir uma boa reputação, que o Google não é a única fonte de tráfego do mundo…
7. Sétima fase – Blog estabilizado
Com visitas regulares diárias a pessoa já tem uma boa noção do que realmente se trata o trabalho com blog e qual o caminho a se seguir para o próximo nível. O caminho do conhecimento.
Ele chegou a essa conclusão depois de apanhar muito do tempo e viver sentimentos ruins como desanimo, revolta, cansaço. Os sentimentos bons como garra, persistência e conquista mostraram o lado compensador do trabalho duro.
Ele procura aprender com livros de marketing e os que desenvolvem sua mentalidade empreendedora. Constrói e-books para ajudar aos outros com um conteúdo mais concentrado.
8. Oitava fase – Construção de um curso
Após ser por muito tempo afiliado o trabalhador digital agora visa passar o que aprendeu através de um curso digital. Ali ele fala de suas grande técnicas e sacadas que aprendeu durante o tempo que trabalha no internet marketing.
É o ponto maior de sua carreira e nada o deixará mais feliz se o seu produto se tornar conhecido e que seu trabalho seja reconhecido, pois deu sangue pelo seu trabalho e não desistiu nos piores momentos.
Suas madrugadas sem dormir, suas crenças, suas ajudas aos que precisaram, sua dedicação, o tempo tirado da família e todos os outros sacrifícios precisam ser recompensados.
Então? Como se ganha dinheiro com blogs?
”Muita ralação” é a resposta mais apropriada. Se com esse artigo eu fizer algumas pessoas que pensavam em trabalhar com blogs desistirem fico feliz. Sim, quer dizer que as fiz poupar muito tempo, que não precisarão passar por algo que logo desistiriam.
Mas se fiz alguns começarem um blog imediatamente fico muito mais feliz.
Essas pessoas serão grandes trabalhadores digitais porque não estão preocupadas com o trabalho duro, pois elas sabem que a satisfação e felicidade estão no caminho que trilhamos e que nenhum caminho que não exija muito de nós levará ao lugar especial que buscamos.
Até!
🔔 6 Vantagens de Criar Site em WordPress⇗
🔔 Tutorial como Fazer um Blog WordPress⇗
🔔 Diferença entre WP, Blogspot e Wix⇗
Olá, me chamo Danilo Soares e é um prazer ter você aqui no Trabalhador Digital!
Já faz quase 10 anos que trabalho exclusivamente pela internet, e isso é uma das grandes conquistas na minha vida, pois a qualidade de vida ganha é imensa.
Clique e confira esta plataforma, onde, pagando só uma vez (sem mensalidades) eu compro ótimas ferramentas que me ajudam a trabalhar online de forma séria, eficiente e lucrativa, sem perder tempo!
Valeu Fábio.
Legal a idéia de mostrar como administrar um blog exige perseverança , e que o s resultados não são obtidos por acaso, tem que trabalhar . Abraço irmão